Já navegou naquele site no qual você encontra tudo que precisa? Isso ocorre porque a usabilidade do site também chamada de experiência do usuário(UX) ou user experience é levada em conta. Mesmo fora do processo de SEO a usabilidade é essencial, mas quando a intenção é otimizar o SEO em um site ela é muito importante. Paradoxalmente, prioriza o usuário e não mecanismos de busca, deixa o site longe de técnicas de BLACK HAT.

Um parêntese: BLACK HAT é o abuso de técnicas de SEO, que é penalizado pelos buscadores. Exemplo: em um texto, o produtor de conteúdo abusa da inserção de uma palavra-chave(Keyword Sttufing), faz com que o artigo fique poluído. O Google e outros buscadores interpretam este excesso como má utilização de uma das técnicas de SEO e penalizam o site.

Quando estamos falando de usabilidade dentro do SEO ela é melhor aplicada quando o assunto é conversão. E o que é conversão mesmo? Levar seu usuário a realizar um ação, que pode ser o cadastro de um e-mail, a venda de um produto ou o download de um música, veja mais exemplos em produção de conteúdos ricos, aqui. Usabilidade, em poucas palavras, define como será fácil o uso do seu site pelo seus visitantes.

O Google sempre pensa nos internautas em primeiro lugar. Por isso, as regras de SEO passam pela experiência do usuário. Ao pensar como o Google é possível até prever algumas mudanças no algoritmo, por isso que a House sempre tenta se colocar no lugar do buscador para evitar retrabalho quando as normas são atualizadas. É claro que é impossível prever tudo, mas conseguimos uma taxa de acerto alta.

Conteúdo
Arquitetura do Site
Autoridade do Domínio
Link Building
Autoridade de Página
Teste A/B