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Taxa de rejeição: entenda o que é e perca o medo

By 24 de janeiro de 2017 No Comments
análise da taxa de rejeição

O termo taxa de rejeição assusta. É mais medonho por causa da expressão do que pelo que realmente significa. Muita gente pensa que tem a ver com o tempo de permanência no site, por exemplo. No entanto, já vi páginas com 8 minutos de permanência e taxa de rejeição de 80%.

Mas a definição do próprio Google esclarece bem e tranquiliza:

Taxa de rejeição é o percentual de sessões de uma única página(ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela).

Pronto, pode respirar, é menos pior que o termo sugere.

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Esmiuçando mais o conceito, em palavras mais simples ainda, a taxa aumenta quando uma pessoa só leu uma página do seu site, tenha chegado ao fim ou não.

É um parâmetro muito importante para SEO.

Dicas para diminuir a taxa de rejeição

Uma das maneiras de diminuir a taxa de rejeição é inserir links para outros textos do seu site. Também vale muito a pena colocar um plugin de textos relacionados. Assim, cada vez que você postar automaticamente artigos de assuntos similares irão aparecer abaixo do texto. As chances de o leitor clicar em outra página aumentam.

Outra maneira que pode diminui-la é colocar chamadas para materiais gratuitos na sidebar, que fica do lado direito dos sites visualizados via desktop. Criar expectativa, dividir o conteúdo em mais de um artigo, em séries, também funciona bem.

As dicas dos parágrafos acima valem para quem já tem um site com design amigável, que facilite a navegabilidade. Se for difícil encontrar os conteúdos, reveja a arquitetura de suas páginas.  

Taxa de rejeição aceitável

Segundo análise do Quicksprout, publicado também pelo site Marketing de Conteúdo, a taxa de rejeição aceitável varia conforme o segmento, conforme dados abaixo:

  • Varejo – 20 a 40%
  • Landing pages simples – 70 a 90%
  • Portais (exemplo: MSN, G1) – 10 a 30%
  • Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
  • Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%
  • Sites de conteúdo – 40 a 60%
  • Blogs – 70 a 98%

Assim, antes de chorar, veja se a rejeição está dentro do índice aceitável. Se não tiver, siga as dicas e conte com a House para um plano que melhore mais que este elemento de SEO, mas todos os parâmetros do seu site!

Fontes consultadas:

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.