Taxa de conversão é uma métrica usada para medir o desempenho de campanhas ou ações no seu site. Ela não é exclusiva do processo digital, sua origem remonta aos processo de vendas tradicionais que gerenciam o fluxo e movimento do cliente durante o processo de prospecção até o fechamento.
Muitos profissionais acreditam que a taxa de conversão é a métrica final, ou seja, a considera para traçar novos planos e novas estratégias acerca dos dados obtidos. Por exemplo, se for positiva entende-se que está tudo correndo bem e gerando bons resultados, caso contrário, a taxa de conversão seja baixa ou nula, a ação precisa ser ajustada ou removida.
Conversão é venda?
Não necessariamente, depende do objetivo, se o objetivo de uma campanha for venda, então o que deve ser medido como conversão é uma venda finalizada, mas se o objetivo é apenas visitas em seu site o acesso pode ser considerado conversão, uma conversão igual a uma visita, ela só não gerou venda final.
Assim, ações como cadastros, downloads também podem ser consideradas conversões.
Como exemplo vou usar o esquemático do funil de vendas padrão, que pode ser usado tanto para o digital como para vendas tradicionais.
Pegando como base a ação de download de um e-book por exemplo, imagine que um site tenha 100.000 visitas mensais e nele é disponibilizado um formulário para cadastro e download do e-book.
Note que há duas ações no processo, cadastro e download, portando existirá, dois valores distintos para conversão. O site recebe 9.000 cadastros, deste valor apenas 1.500 fizeram o download do documento.
Meta de Visitas: 500.000
Visitantes: 100.000
Cadastros: 9.000
Download: 1.500
Taxa de conversão de visitas: 100.000/500.000 = 20%
Taxa de conversão de cadastro: 9.000/100.000 = 9,00%
Taxa de conversão de download: 1.500/9.000 = 16,00%
O objetivo neste caso era o download do e-book, mas primeiro vamos dar uma olhada na taxa de cadastros, considerar que 9% é um valor alto ou baixo é relativo, pois é necessário contrapor esse dado com as referências do nicho de atuação. Vamos supor que o valor ficou dentro do esperado, até então tudo bem. Agora vamos olhar para a taxa de download. Opa, tem algo estranho ali, o resultado de conversão foi de 16%, legal demais, só que temos um segundo dado porque apenas 1500 de 9000 cadastros fizeram download?
Neste ponto entra a análise de todos os elementos em relação à estratégia ou campanha. Poderia ser dificuldades para encontrar o botão de download, o seu servidor não aguentou e caiu, sua comunicação poderia estar desalinhada com sua persona, entre outros fatores.
Notou a importância da taxa de conversão? Não deixe de dar atenção a ela, principalmente se você pretende saber o ROI (retorno sobre investimento) para entender se ainda está sendo viável investir em determinado ponto. De outro lado se você almeja bons resultados a dica é a mesma, confira sempre sua taxa de conversão e não fique parado!