SEO

Tamanho é documento para o Google

By 14 de junho de 2017 No Comments
tamanho de texto seo

Muitos clientes, quando apresento os textos, querem resumir o conteúdo, dizem que menos é mais. No entanto, faço o artigo com base nas diretrizes do Google e uma delas é o tamanho. Contrariando uma máxima da literatura de que “escrever é cortar palavras”, na internet, sites e blogs mais especificamente, é diferente.

SEO: Tamanho de textos

O gigante das buscas até pune quem apresenta textos pequenos, leia-se com menos de 300 palavras. No entanto, pela minha experiência como produtora de conteúdo, vejo que artigos entre 500 e 700 palavras têm desempenho melhor. Achou grande o texto que o Google quer?

Não é. Nos sites monitorados pela House, há textos em que a média de leitura ultrapassa os 10 minutos, são conteúdos com o tamanho adequado. É possível escrever textos com mil palavras, considerados grandes para a internet, que parecem ser menores.

O que se fala é fundamental. É preciso mostrar informações que façam a diferença na vida do público-alvo, principalmente. Muito importante também ter uma escrita fluida, com uma linguagem que absorve o leitor.

Escaneabilidade do texto

Outro ponto essencial para facilitar a leitura do usuário é a escaneabilidade. O conceito refere-se a deixar o texto visualmente menos denso, com quebras, pontos de parada e respiro para o leitor. Na prática, consiste em colocar entretítulos, imagens, vídeos, destacar trechos com formatações diferentes(negrito, itálico, sublinhado e quotes), além de usar recursos como numeração e pontos, os bullets.

Tamanho da meta-descrição

Além do corpo do texto, o Google considera o tamanho da meta-descrição, que é a descrição da página ou artigo, os quais podem e DEVEM serem feitos nos plugins de SEO, como o Yoast. Ele indica quando você ultrapassa o tamanho indicado, máximo de 120 caracteres, muda a cor para vermelho.

mudancas possiveis no yoast

 

A meta-descrição aparece embaixo do título quando fazemos buscas no Google, como no exemplo da imagem abaixo.

como escrever meta descricao

Este trecho embaixo do título é a meta-descrição

Tamanho do título para SEO

O título deve ter tamanho máximo de 70 caracteres. Pode até aparecer para o usuário com mais palavras que isso, mas deve ser alterado nos plugins de SEO, como o já citado Yoast.

Tamanho de imagens e SEO

As imagens são importantes no artigo, porém, não podem ser pequenas demais nem exageradamente grandes. Fotos pesadas deixam os sites lentos, que são penalizados pelo Google, as pequenas ficam com baixa qualidade.

O tamanho máximo deve ser de 1200X1200 e nunca menores do que 800X600.   

O mais importante para o Google

A lógica é simples. O Google quer que o produtor de conteúdo ofereça uma experiência agradável para o internauta, que o artigo faça diferença depois de lido. O tamanho do texto é um dos indicadores para o robô de que o artigo vale a pena. Não trata-se aqui de encher linguiça, o que também fará com que o leitor até chegue ao conteúdo, mas não permaneça. A questão é escrever artigos mais completos.

Apenas um texto com 700 palavras é pouco para o Google, ele leva em conta outros fatores que deixariam este artigo muito grande para explicar, mas podemos abordar em outros textos. Aguardem 🙂  

Se o conteúdo é rei em qualquer situação, para o Google ele é rei do mundo. Lembre-se sempre disso!

Alguns sites e blogs que trabalhamos o marketing de conteúdo e SEO para ver exemplos de textos que seguem as diretrizes do Google:

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.