DicasMarketing DigitalSEO

Sites lentos: como isso pode estar tirando você da busca

By 24 de julho de 2018 No Comments
Sites lentos: cuidado, na internet tempo também é dinheiro (e muito)

A internet muitas vezes se contradiz, lá no início, antes da sua popularização pelo mundo, tínhamos velocidades oferecidas que hoje são consideradas piadas, até o acesso mobile 3G/4G é hoje mais rápido do que a internet discada da época. No Brasil, a internet remota tem mais ou menos 20 anos, os primeiros planos comercializados pela Embratel tinham velocidades de 256 kbps.

Mas chega de aula de história e vamos ao que interessa. Antes do Google e das redes sociais, os termos SEO, SEM, Marketing Digital, tempo de carregamento da página e site responsivo (mobile) eram inexistentes. Quando tínhamos velocidades perto de 256kbps e o único dispositivo de acesso eram computadores com desempenho inferiores aos de hoje, os sites eram carregados e pesados, a preocupação com a interação era reduzida ao necessário e ao possível daquela época. Agora estamos em 2018, com super velocidades de navegação vendidas como planos populares com mais de 200 Mbps, celulares mais potentes do que os computadores da década passada, além de navegadores superpotentes. E a maior preocupação do momento é a velocidade de carregamento de um site.

Posicionamento de site na primeira posição do Google

Tela de busca do Google. Fonte: Agência House

Anúncios – Goolge Adwords

Vale lembrar que o surgimento do sistema de buscas Google redefiniu a forma de produzir um site, passamos a seguir outras regras, ao longos dos anos, a Google foi aperfeiçoando seu algoritmo em vista do aumento de sites publicados pelo mundo. Com a criação do PageRank, algoritmo que mede a qualidade de cada site na lista do buscador, a nova corrida do ouro começou: estar na primeira página dos buscadores.

Não entraremos em detalhes sobre o PageRank neste artigo. Vamos abordar aqui a importância de manter seu site atualizado a cada ano, sites antigos com mais de 2 anos, ou até menos que isso, são considerados fora dos padrões para uma boa posição no ranking de buscas de acordo com cada evolução dos algoritmos de busca existentes. Um ponto que deve ser levado em consideração não somente em sites antigos, mas nos recentes, é o tempo que cada página leva para carregar e abrir completamente. Dados apontam que quanto maior o tempo de carregamento de uma site, maior a insatisfação do cliente/usuário, a média de abandono de sites é de 8,6 segundos, isso pode resultar em grandes perdas nas vendas ao longo do ano.

Quais são os principais vilões que contribuem para o aumento do tempo?

Sites obsoletos: são sites antigos, com mais de 3 ou 4 anos, possivelmente fora dos padrões mobile exigidos atualmente, possuem em sua maioria pouco conteúdo textual. Este tipo de site tende a ser ignorado pelos motores de buscas.

Servidores de má qualidade: o tempo entre clique no enter e o carregamento total da página de um site é chamado de tempo de resposta do servidor, ele é gerado a partir das configurações do servidor mais o peso dos arquivos a serem carregados. Esse tempo deve ser o menor possível. Como conseguir isso? A primeira coisa é escolher um servidor de qualidade, no mercado existem várias opções com preços variados, um caminho é se informar antes da contratação, sobre as configurações e atendimento da empresa. Quando o servidor é de má qualidade, seja por causa de equipamentos ou configurações, o tempo de resposta é muito grande, sendo assim, seu site terá dificuldade para chegar na primeira página das buscas.

“A cadas ½ segundo adicional no carregamento de um site ele perde em média 0,4% de tráfego nas buscas”

Excessos de scripts: os JavaScript, foram uma solução e a criação de um novo problema ao mesmo tempo, mais precisamente com a chegada dos frameworks, como o JQuery, substituíram quase que instantaneamente todas as aplicação que usavam Flash, dando lugar a uma internet bem mais leve, mas o uso excessivo ou mal aplicado do JavaScript também pode comprometer muito o desempenho do site.

Imagens: são um grande recurso para construção de um site e conteúdo, mas quando usadas de modo errado, podem ser um problemão. Imagens precisam ser otimizadas tanto em tamanho (pixels) quanto em peso(megas/bits). Se temos um espaço de 100×100 pixels, por qual motivo deveríamos usar uma imagem de 1500×1500 pixels? Nenhum, o correto seria 100×100 pixels. Na questão do peso, existem ferramentas como o Photoshop, Gimp e até soluções online como o TynePNG, que nos ajudam a reduzir o peso do arquivo. Quanto menor, sem perda de qualidade, melhor.

O que eu faço se eu ou meu negócio possui um dos problemas apontados neste artigo? Como saber se meu site tem algum problema de estrutura ou carregamento? Meu e-commerce está perdendo vendas?

Existem várias ferramentas de monitoramento e scan para sites, uma delas é o SEO Master Free Scanner ela apresenta uma avaliação da integridade do SEO de sua página, no entanto, a melhor nota não quer dizer que seu site está perfeito e vá atrair milhares de visitas.

Sites lentos: cuidado, na internet tempo também é dinheiro (e muito)

Para medir o tempo do seu site, Pingdom. Diferente da anterior, esta é uma ferramenta paga com planos que vão de U$ 13,00 a 453,00, e tem um período de teste de 30 dias. Mais não se desespere, o Google disponibiliza uma série de ferramentas grátis, entre elas estão PageSpeed Insights, Mobile Speed Scorecard e Teste Meu Site que além de fazerem uma boa análise te apontam quais as soluções possíveis para os problemas. Mas uma boa saída é a contratação de um profissional especializado em desempenho de sites e SEO.

Sites lentos: cuidado, na internet tempo também é dinheiro (e muito)

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Se você precisa de ajuda com desenvolvimento ou programação de um site, a saída é a contratação de de um bom profissional ou agência especializada que consiga sanar os problemas relativos à perda de tráfego e faturamento de seu site.

Helison Santos

Helison Santos

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!