SEO

Site mobile e site responsivo não são sinônimos, entenda

By 13 de março de 2017 No Comments
site mobile ou site responsivo

No decorrer de 2017 estamos vendo o mobile ganhar cada vez mais força e forma nas ações de marketing digital. O que era uma opção no passado, ter ou não um site mobile ou responsivo, se tornou obrigatório para empresas que desejam trabalhar com a otimização do seu site juntos aos buscadores.

A própria Google já vem afirmando a posição sobre mobile, a gigante das buscas deixa a cada dia mais forte sua relação com os dispositivos móveis. É fato que a empresa já prioriza resultados de sites com o conteúdo chamado mobile-friendly. E devido às exigências mobile dos serviços de buscas surgiram dois tipos de sites: os responsivos e os mobile.

Mas, afinal, qual a diferença entre eles? E qual o melhor momento para usar cada um?

Anúncios – Goolge Adwords

O que é um site responsivo?

Um site responsivo, como o nome mesmo diz, é um site que responde ou que melhor se adapta a diferentes formatos de telas, sejam elas de tablets, smartphones ou monitores desktop.

Se trata do mesmo site sendo exibido em diferentes telas e apresentando o conteúdo da melhor forma possível. Um grande erro cometido pelos leigos é achar que somente pelo fato do site ser exibido em um celular ele se torna responsivo. Não é isso que acontece, um site não é responsivo somente por isso. Todo site é acessível via smartphones, porém nem todos eles se adaptam da forma correta à tela usada.

O site responsivo tem uma vantagem, ele é o mesmo site para todas as telas/mídias. Ou seja, o empresário só paga por um site responsivo, diferente do mobile que veremos à frente. O fato de ser apenas um site facilita outros aspectos como monitoramento, ações de marketing no site.

Por ser apenas um site carrega também uma desvantagem que deve ser levada em consideração. Como ele se adapta a telas menores ajustando o conteúdo, o tempo de carregamento seria mais lento em relação ao dispositivo usado por ele, lentidão causada por ser um site completo sendo carregado.

Dica: se sua empresa optar por um site responsivo, priorize as menores telas primeiro e depois parta para o desenvolvimento do site para as telas maiores.

O que é um site mobile?

Um site mobile é um site tecnicamente responsivo feito exclusivamente para ser exibido em telas menores, a tecnologia empregada é a mesma, mas pensando sempre na  entrega da informação de forma mais rápida e leve. Basicamente ele é uma duplicata do site desktop.

Neste caso, quando o usuário acessa o site através de smartphones, por exemplo, ele é redirecionado para um segunda versão, geralmente acompanhado do prefixo “m.” antes da url do site. Essa versão, assim como a anterior, deve sempre priorizar a entrega da informação de forma mais objetiva possível. É um site indicado para empresas cujo volume de visitas tenham origem quase exclusivamente do mobile, como acontece com portais de notícias.

A duplicidade de um site mobile é sua grande desvantagem, principalmente para pequenos negócios, pois o trabalho de marketing sobre os sites é duplicado também, ou seja, exige mais esforço e cuidado nas ações. Seu desenvolvimento e valor são pontos a se considerar, pois é multiplicado proporcionalmente. Mas um smartphone antes de tudo é um telefone e sua função é fazer e receber chamadas, em um site mobile pode trabalhar melhor call to actions voltadas para geração de ligações.

Dica: se sua empresa possui tempo, dinheiro e volume de visitas via dispositivos móveis é muito indicado começar a traçar um site mobile e um estratégia para estes dispositivos.

Quando usar cada tipo?

Se essa pergunta fosse feita um ano atrás, a resposta seria muito fácil, seria algo mais ou menos assim “analise as vantagens e desvantagens de cada tipo”, isso ainda se aplica em alguns casos, mas o tempo ruge, e pensando a longo prazo sabendo que a Google está cada vez mais focada no mobile e muitos profissionais já preveem a versão mobile se tornando a principal fonte de acesso dos usuários, estamos caminhado para a escolha do mobile.

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Para saber mais sobre SEO:

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!