Dicas de carreira

Selfie: a inimiga da imagem profissional?

By 16 de maio de 2017 No Comments

Já há algum tempo vivenciamos um fenômeno em que as pessoas fazem seus autorretratos, as selfies. Isso de forma muito fácil, com os smartphones, em um minuto ou enquanto for preciso fotografar para que a foto saia conforme o desejado, para a pessoa, pelo menos.

Mas este estilo de foto pode acabar sendo um inimigo quando a ideia é buscar algum espaço no mercado de trabalho, seja quando for enviar uma foto para uma vaga ou usar no LinkedIn, por exemplo. Quem faz a gestão das redes sociais para pessoas públicas na internet também deve ficar atento às dicas, pois uma imagem pode colocar o trabalho em risco. Esse tipo de profissional é muito procurado nas redes pessoais também, por isso é preciso orientá-lo sobre o que é legal ou não.

Normalmente, a pessoa, mesmo que apareça com a expressão legal na selfie, corta parte do rosto, fica mal enquadrada e até pega algo no fundo que pode desfavorecê-la. Importante lembrar que muitos recrutadores analisam as redes sociais pessoais do candidato. As selfies, na maioria dos casos, são postadas em momentos totalmente descontraídos. Restrinja quem pode ver ou modere a publicação desse tipo de imagem.

Fotos para divulgação profissional

Cuidado e pense seriamente em fazer algumas fotos para serem usadas especificamente em situações profissionais: ilustrar a participação em uma palestra, a autoria em um site para o qual escreve e muitos outros espaços, virtuais ou não. Além disso, cabe não abusar de fotos comprometedoras nem nas redes pessoais, você é avaliado de forma global.  

Anúncios – Goolge Adwords

O retrato, que é a fotografia com foco em pessoas, especialmente no rosto, tem o objetivo de mostrar e identificar quem é a pessoa fisicamente. Algumas empresas pedem que os candidatos mandem fotos junto ao currículo. A foto mais usada é a famosa e odiada 3×4, como as mostradas abaixo com as imagens dos meus colegas da House.

foto para documentoMuita gente não gosta porque são muito sérias, têm a tendência de mostrar as imperfeições do rosto, por isso é uma fotografia pouco desejável.

Mas hoje com tantos recursos podemos fazer até a 3X4 de forma mais espontânea. O que quero dizer sobre as selfies é que muitas vezes sem querer as pessoas esquecem de mostrar um lado mais profissional. Então para ajudar no momento que for buscar novas oportunidades aconselho a vocês ficarem atentos quanto a isso, é possível fazer fotos de vocês para melhor se promoverem de forma mais profissional sem ser a foto 3×4 para quem não quiser utilizá-la. Para exemplificar, veja algumas das fotos dos Housers, fizemos em um estúdio fotográfico.

Para sair bem na foto profissional, algumas dicas.

  1. Maquiagem e cabelos:  
  • Tanto mulheres quanto homens devem utilizar uma base de rosto de  acordo com o tom de pele para suavizar olheiras e marcas indesejáveis. Para mulheres podem usar um batom de cor suave, os nudes, por exemplo.
  • Os cabelos sempre devem ter aspecto limpo.
  1. Roupas:
  • Usar roupas de cores lisas como preto, branca, azul, sem muito decote para as mulheres, para não parecerem vulgares e inapropriadas. A camisa social é uma ótima pedida ou blusas básicas gola V. Há exceções: quem tem um trabalho muito informal, tatuadores, artistas, podem fazer fotos com blusas de banda, por exemplo.
  1. Expressão:
  • Tente não exceder na seriedade(famosa cara fechada), isso faz com que nós forcemos muito a região da testa e não fica legal, tente ficar mais à vontade, mais relaxado para que saia com uma espontaneidade legal sem muita forçação, o que também vale para os sorrisos amarelos. Naturalidade neste ponto é a chave para uma boa foto de autorretrato.

Além dos estúdios fotográficos, vocês podem usar essas dicas para as fotos com smartphones. Há alguns no mercado com muitos recursos que chegam próximos às câmeras profissionais, o que você irá precisar é de um auxílio de outra pessoas para poder fazer a foto, pois a selfie é bem arriscada para fins de divulgação profissional.

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Cristiane se divide entre planilhas de planejamento financeiro e câmeras fotográficas na House. Estudou fotografia em São Paulo ,é publicitária, sócia-fundadora da Agência. A moça adora viajar, seja com livros ou na estrada.