Uma das práticas que mais recomendo para melhorar o posicionamento do seu site no Google é a revitalização de artigos. Consiste em fazer uma revisão, só que em vez de considerar os aspectos de português (esses já devem estar satisfatórios, pois o texto já está publicado), as diretrizes de SEO são as primeiras a serem levadas em conta.

A revitalização de artigos é especialmente importante para textos mais antigos. Como é praxe do Google, as regras são aperfeiçoadas continuamente. Dessa forma, cabe ao redator atualizar os textos de maneira que adeque o conteúdo às novas regras. Falo aqui sobre a revitalização de artigos que pode levar a pensar em textos, no entanto, se alguma diretriz sobre imagens e outros pontos que fazem parte do artigo precisarem de otimização, é o momento de realizá-las.

Acontece muito de alguns profissionais que não são da área de conteúdo começarem a produzir materiais por conta própria sem nunca nem terem ouvido falar em SEO. Assim, quando vão profissionalizar a redação para Internet, todos os textos devem ser revistos.

Outro ponto interessante da revitalização de artigos é atualizar as informações sobre o tema de cada texto. Como sabemos, a experiência profissional cresce com o passar dos anos. Nada melhor do que complementar as informações de um artigo antigo e mostrar que você evoluiu.

Por onde começar a revitalização de artigos

Uma dica do Fábio Ricotta, da Agência Mestre, referência em SEO, é revitalizar as páginas que estão entre a décima primeira e vigésima posição no Google. Isso significa que a página precisa apenas de pequenos ajustes para ficar na tão cobiçada primeira página do maior buscador do mundo. É possível verificar o posicionamento por meio do Search Console, ferramenta gratuita e muito boa do próprio Google.

A minha dica de revitalização é separar aqueles artigos que têm a ver com algo sazonal e revisá-los na época correspondente. Na prática, um texto sobre roupas para usar nas festas de empresas, deve ser revitalizado no mês de novembro dezembro.

Para complementar seu trabalho, divulgue o conteúdo novamente nas suas redes sociais. Além disso, altere a data de publicação do post para o dia em que terminou a revitalização. Isso fará que ele apareça entre os primeiros do seu site. Mais do que destacar um conteúdo que você acabou de investir tempo e energia nele, o internauta que acessar seu canal verá um artigo que tem a ver com a época do ano.

Uma vantagem da revitalização é que o trabalho já está iniciado. Leva-se menos tempo para finalizar uma revisão de SEO do que começar um texto do zero. Ao ter esse cuidado, o Google ainda entende que você tem dado atenção à qualidade dos artigos. Só fique atento para não provocar erros se alterar a URL (link) do texto. Para isso, basta redirecionar o link antigo para o novo, um procedimento simples que pode ser feito com o plugin gratuito “Redirecionamento”.    

Revitalização do código

O ideal é que o código também seja revisto, os motivos são similares ao de investir na revisão do conteúdo. Mas esse é assunto para outro post, vou deixar para o Helison Santos, especialista da House na parte backend, falar nos próximos artigos.