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Revitalização de artigos para SEO: uma prática simples para melhorar seu posicionamento  

By 30 de novembro de 2017 No Comments
Revitalização de Artigos para Internet com objetivos de SEO

Uma das práticas que mais recomendo para melhorar o posicionamento do seu site no Google é a revitalização de artigos. Consiste em fazer uma revisão, só que em vez de considerar os aspectos de português (esses já devem estar satisfatórios, pois o texto já está publicado), as diretrizes de SEO são as primeiras a serem levadas em conta.

A revitalização de artigos é especialmente importante para textos mais antigos. Como é praxe do Google, as regras são aperfeiçoadas continuamente. Dessa forma, cabe ao redator atualizar os textos de maneira que adeque o conteúdo às novas regras. Falo aqui sobre a revitalização de artigos que pode levar a pensar em textos, no entanto, se alguma diretriz sobre imagens e outros pontos que fazem parte do artigo precisarem de otimização, é o momento de realizá-las.

Acontece muito de alguns profissionais que não são da área de conteúdo começarem a produzir materiais por conta própria sem nunca nem terem ouvido falar em SEO. Assim, quando vão profissionalizar a redação para Internet, todos os textos devem ser revistos.

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Outro ponto interessante da revitalização de artigos é atualizar as informações sobre o tema de cada texto. Como sabemos, a experiência profissional cresce com o passar dos anos. Nada melhor do que complementar as informações de um artigo antigo e mostrar que você evoluiu.

Por onde começar a revitalização de artigos

Uma dica do Fábio Ricotta, da Agência Mestre, referência em SEO, é revitalizar as páginas que estão entre a décima primeira e vigésima posição no Google. Isso significa que a página precisa apenas de pequenos ajustes para ficar na tão cobiçada primeira página do maior buscador do mundo. É possível verificar o posicionamento por meio do Search Console, ferramenta gratuita e muito boa do próprio Google.

A minha dica de revitalização é separar aqueles artigos que têm a ver com algo sazonal e revisá-los na época correspondente. Na prática, um texto sobre roupas para usar nas festas de empresas, deve ser revitalizado no mês de novembro dezembro.

Para complementar seu trabalho, divulgue o conteúdo novamente nas suas redes sociais. Além disso, altere a data de publicação do post para o dia em que terminou a revitalização. Isso fará que ele apareça entre os primeiros do seu site. Mais do que destacar um conteúdo que você acabou de investir tempo e energia nele, o internauta que acessar seu canal verá um artigo que tem a ver com a época do ano.

Uma vantagem da revitalização é que o trabalho já está iniciado. Leva-se menos tempo para finalizar uma revisão de SEO do que começar um texto do zero. Ao ter esse cuidado, o Google ainda entende que você tem dado atenção à qualidade dos artigos. Só fique atento para não provocar erros se alterar a URL (link) do texto. Para isso, basta redirecionar o link antigo para o novo, um procedimento simples que pode ser feito com o plugin gratuito “Redirecionamento”.    

Revitalização do código

O ideal é que o código também seja revisto, os motivos são similares ao de investir na revisão do conteúdo. Mas esse é assunto para outro post, vou deixar para o Helison Santos, especialista da House na parte backend, falar nos próximos artigos.

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Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.