ArtigosDicas

Real content: o que é e como usar de forma estratégica?

By 19 de junho de 2018 No Comments
O Real Content talvez seja a forma mais acessível de produzir para a internet

O nome parece falar de algo complexo, mas talvez seja a forma mais acessível de produzir material para as redes sociais. O real content, ou conteúdo real, diz respeito aos materiais sem edição. Ou seja, fotos e vídeos feitos com celular, por exemplo. Se parece bastante com o que as pessoas sem intenção de tirar algum proveito com marketing postam. Outra característica que esse conteúdo pode ter é a publicação em tempo real.

A tendência do real content, mais forte do que nunca, já foi apontada pela e.Life como uma das características fortes para 2016. Segundo um e-book da agência, o conteúdo real foi impulsionado pelo Snapchat e Periscope. De acordo com eles, as duas redes sociais foram no caminho contrário das outras, as quais trabalhavam com a estética de um conteúdo super produzido, o qual teria cansado os internautas.

Desde a publicação desse e-book, muita água rolou no mundo das mídias sociais. Tivemos o surgimento dos stories, também chamado de snapgram, já que se assemelha bastante ao aplicativo que o originou. O fato de o tio Mark ter desenvolvido um canal semelhante ao Snap mostra que a novidade trazida por ele de fato conquistou os internautas.

Anúncios – Goolge Adwords

Desempenho de Real Content

A experiência da House com o conteúdo real é muito positiva. Não trata-se apenas, inclusive, da forma de produzir o material, mas o que é mostrado nele. Quando há pessoas em ação, nas atividades cotidianas, em geral, o desempenho do post normalmente é maior. O mesmo acontece quando uma empresa manda vídeo de uma máquina em funcionamento, por exemplo.  

Assim, não quer dizer que você não vai precisar de profissionais, pois a estratégia por trás da publicação faz toda diferença. Além disso, até a foto ou vídeo com celular merecem alguns cuidados para que as redes sociais da marca mantenham coerência com a identidade do negócio.

Há ainda que se seguir algumas procedimentos para adequação em cada canal. Por exemplo, nos stories, obviamente, as fotos e vídeos devem ser feitos na vertical. Para os feeds, é necessário seguir a orientação do “Brasil que eu Quero”, aquele famoso quadro da Globo para falar sobre o país com que as pessoas sonham, e colocar o celular na horizontal.

Um bom enquadramento e composição de cena também ajudam bastante a ter um feed agradável sem precisar da edição.

Tipos de publicação para explorar nas redes sociais

O real content não elimina as artes. Elas são necessárias na divulgação de várias ações e até para produção de conteúdo nas redes. No entanto, como temos feito nas redes da House, tendemos a mesclar os  dois tipos de publicação, uma sem tanta edição e outra mais trabalhada. Nas fotos, aconselhamos colocar dentro do tamanho do Instagram/Facebook para o feed ficar mais harmônico e quando um internauta visitar o perfil da sua página sentir um conforto visual maior.

O stories é um prato cheio para publicações em tempo real e sem edição, você pode usar textos, fazer enquetes, postar gifs, fotos e vídeos de maneira mais descontraída. Faça posts de bastidores, cobertura de ações e o que mais a sua criatividade e linha editorial permitirem.

Caso precise de ajuda com o conteúdo para as redes sociais da sua empresa, marque uma reunião conosco!

 

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.