ArtigosCuriosidadesDicasSem categoria

Passos burocráticos essencias para seu site: registro de domínio e hospedagem

By 20 de agosto de 2015 No Comments
Agência House Criação de Site Em Divinópolis

Antes que o webdesigner comece a desenhar seu site, é preciso registrar o domínio e escolher uma boa hospedagem. Sem eles é impossível que qualquer site exista. Mas o que é registro de domínio e hospedagem? Quem pode te ajudar nesta tarefa?

Domínio:  é o nome do seu site, o nomedosite.com.br, por exemplo. Antes de batizá-lo, saiba que nem todo nome pensado por você pode ser usado, ele tem que estar disponível, pois só é permitida uma url na rede. Dessa forma, assim que tiver uma ideia e pensar em um nome legal consulte logo se ninguém pensou e registrou antes. Para verificar, no caso de sites que terminarão com .com.br, acesse: https://registro.br/  É só digitar o nome pensado no campo indicado na imagem que você verá se pode adotar o que havia pensado.

Print 2Caso você opte por uma url que termine com ponto com (nomedosite.com), acesse http://www.clicregistro.com/ É só digitar o nome para pesquisa, como indicado na imagem.

Anúncios – Goolge Adwords

Print 1

Depois de escolher qual o nome que o site terá, procure um profissional especializado ou faça você mesmo a reserva. Se outra pessoa fizer para você, peça que use seus dados, pois quando trocar de profissional não vai precisar de mandar documentação para a empresa que fez o registro para mudar os dados. Pessoas de má fé podem abusar dessas informações. Na House, sempre pedimos os dados do cliente.

Importante: o registro precisa ser renovado anualmente, é avisado por e-mail. Os .br custam cerca de R$ 40 por ano; os .com, na data de atualização deste artigo giravam em torno de R$59, mas varia por serem cobrados em dólar. 

Hospedagem: para ter um site na internet é preciso pagar pelo espaço que ele ocupa, assim, ele precisa ficar hospedado em algum lugar da rede. Existem centenas de empresas que oferecem o serviço, inclusive agências que têm a própria hospedagem, como a House.  No entanto, quando o cliente planeja o site, a House leva em conta o tamanho do projeto, dependendo do porte, aconselhamos que seja hospedado em outra plataforma.

A maneira de pagar pelo serviço varia de empresa para empresa. Pode ser anual ou mensal e ainda de acordo com a preferência. Nessa etapa o ideal é contar com orientação de um especialista que lhe indicará o melhor provedor para seu projeto.

Depois de feita a escolha, você deve providenciar alguns documentos como CPF, RG e comprovante de endereço escaneados. Se for hospedar no nome da empresa: CNPJ e comprovante de endereço.

O registro de domínio e a escolha do provedor de hospedagem são etapas sem as quais você não consegue fazer mais nada no seu site. É um pouco burocrático, mas depois de entendido o processo fica simples. Em caso de dúvida, é só entrar em contato conosco, temos profissionais que estão a sua disposição para lhe orientar em todas as etapas do processo – desde o registro do domínio do seu site até o desenvolvimento de estratégias para seu projeto digital. 

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.