Marketing Digital

Afinal, o que é marketing digital e como ele torna os negócios mais fortes?

By 8 de agosto de 2017 No Comments
desenho que mostra o que é marketing digital

 

Marketing digital é um conjunto de atividades realizadas na Internet com o objetivo de atrair novos clientes, gerar mais oportunidades de negócios, fortalecer a marca e relacionamento com clientes.

Como a definição mostra, diz respeito a uma série de ações estratégicas, não resume-se à presença nas redes sociais ou outra ação isolada. Esse exemplo tem um motivo muito forte para ser citado, muita gente acredita que apenas estar nas mídias sociais significa fazer marketing digital.

Há uma razão para esse raciocínio também: depois do surgimento das redes, as empresas passaram a usar a Internet mais. Devido, principalmente, ao custo e facilidade de criar uma fanpage ou perfil no Instagram – custo zero.

Mas como já falamos em um outro artigo, o que é investido de energia, tempo e dinheiro nos projetos digitais é proporcional aos resultados. Ou seja, se você investe pouco, terá retorno pequeno também.

Bem além das redes sociais

Acontece que Internet tem um universo muito mais amplo do que as redes sociais, elas são uma parte muito pequena do mundo digital. Sites, aplicativos, ferramentas como Google Meu Negócio, co-marketing, SEO, anúncios, etc, e bota etc nisso, são ações e ferramentas do marketing digital.

Dessa forma, o seu negócio só terá resultado se estiver nos locais digitais em que faz sentido para a empresa e com ações que toquem o público-alvo. Tocar aqui significa conseguir resultados efetivos para a marca, vendas e reforço do posicionamento, da imagem, dentre outros objetivos.  

Maior problema dos negócios na Internet

O que acontece muito é de as pessoas fazerem uma ação isolada ou outra. Dá resultado? Pode acontecer, mas certamente será bem menor do que o resultado do marketing digital aplicado na sua totalidade, pois é mais estratégico. Analisa-se o público e os objetivos da empresa para traçar as estratégias.

O ponto de partida é aonde se deseja chegar, por mais paradoxal que isso possa soar.

Em outras palavras, não é feito nada porque todo mundo está fazendo, apenas se fizer sentido para o negócio em questão. Nada porque é bonitinho, mas porque traz resultado e levará a marca um passo, pelo menos, à frente do que ela está.

Posicionamento coerente no marketing digital

Outro fator que deve ser analisado é se a marca está sendo coerente com as ações de marketing digital. Surfar na onda de um meme só porque tá na moda é um tiro no pé. Defender causas sem observar se faz mesmo sentido é outro erro comum. Não adianta falar sobre combate ao racismo e ter uma comissão apenas com homens brancos, por exemplo. Isso passa a impressão de que a empresa só criou o projeto para ficar bem na fita. Quando ocorrem situações desse tipo eu não tenho dúvidas de que é puramente marketing, ou melhor, propaganda enganosa.

Assim, estar na Internet de forma incipiente e sem um planejamento é muito pouco. O marketing digital só torna os negócios mais fortes se for bem planejado e executado. Conte com a House para te ajudar a conquistar seu espaço on-line de forma inteligente e com resultados!  

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.