Termos do Marketing Digital

Siglas do Marketing Digital 04: o que é Índice de Qualidade?

By 1 de novembro de 2017 No Comments
o que é índice de qualidade

Como os demais termos abordados até agora na série “Termos do Marketing Digital”, o Índice de Qualidade é uma métrica valiosa. Talvez, dentro das campanhas pagas no Google seja a que deve ser levada mais a sério, juntamente com a Taxa de Conversão e CTR.

O índice de qualidade é uma escala de 0 a 10, usada para classificar anúncios em plataformas de mídia on-line paga como Google Adwords e Facebook Ads. Ele usa dados gerados a partir de outras métricas para definir a nota final, no caso do Google Adwords essa nota é atribuída às palavras-chaves, pois cada termo representa uma intenção de busca e um universo de resultados e contextos.

Dentre as métricas que influenciam o índice as mais importantes são: CTR(Click through Rate), relevância, página de destino. Outros fatores avaliados: histórico da conta, desempenho geográfico, dispositivos e extensões do anúncio.

CTR (Taxa de Cliques)

Como falado, no artigo “O QUE É CTR?” ele é o número de impressões dividido pelo número de cliques. Olhando para os valores gerados por esta métrica, podemos entender que quanto mais alto o CTR estiver melhor seu anúncio está. Ou seja, o seu anúncio está sendo relevante para quem está buscando seu produto.

Relevância

Essa não é necessariamente uma métrica numérica, a relevância neste caso é usada pelo Google como base para entender o comportamento do usuário quando seu anúncio é exibido para ele a partir do termo buscado. Simplificando, se o anúncio aparece e é clicado ele se torna relevante, se esse cliente se torna uma venda o anúncio se torna mais relevante. Caso ele seja ignorado vai perdendo seu valor, um forma fácil de perceber se seu anúncio está sendo bem aceito é através do CTR (Cliques/Exibição=CTR) e relacionar isso com a Taxa de Conversão alcançada e desejada.

Página de destino

Aqui na House acreditamos muito no poder do SEO dentro de um estratégia de vendas, a otimização do site além de adequar o site às regras dos buscadores também tem como tarefa melhorias de desempenho, atentando a pontos como carregamentos de imagens, páginas lentas e páginas com problemas de acesso em dispositivos móveis. Sendo assim, uma página de destino bem estruturada, objetiva, intuitiva e com as devidas Call to Actions(CTAs) configuradas, irá contribuir muito para o Índice de Qualidade.

Dica: não use a página principal do seu site para fazer anúncios, dê preferências para landing pages segmentadas que descrevem melhor um produto ou serviço.

Histórico da conta, desempenho geográfico, dispositivos e extensões do anúncio

O histórico de erros e acertos nas campanhas anteriores também é considerado na formação do índice, caso você tenha uma conta na qual fez vários anúncios sem saber se estava no caminho certo, a dica é começar uma conta nova. Seu anúncio pode ter desempenho diferente de uma região para outra devido a diversos fatores, como cultura, regime econômico e concorrência, entender seu mercado antes de anunciar é de suma importância para o sucesso da campanha de anúncios.

Cada vez mais os dispositivos móveis ocupam seu lugar como principal fonte de navegação on-line, é preciso saber avaliar se seu anúncio está sendo bem recebido nestes dispositivos.

As extensões de anúncios são informações adicionais, como telefone, atreladas ao anúncio com objetivo de enriquecê-lo com mais informação. Extensões bem configuradas geram ótimos resultados e consequentemente contribui para a nota final do Índice de Qualidade.

Entendendo a importância dos pontos acima, ter um bom Índice de Qualidade, algo acima de 6 ou 7, resulta em economia, pois o seu custo médio por clique será menor em relação ao seu concorrente.

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!