Termos do Marketing Digital

Siglas do Marketing Digital 04: o que é Índice de Qualidade?

By 1 de novembro de 2017 No Comments
o que é índice de qualidade

Como os demais termos abordados até agora na série “Termos do Marketing Digital”, o Índice de Qualidade é uma métrica valiosa. Talvez, dentro das campanhas pagas no Google seja a que deve ser levada mais a sério, juntamente com a Taxa de Conversão e CTR.

O índice de qualidade é uma escala de 0 a 10, usada para classificar anúncios em plataformas de mídia on-line paga como Google Adwords e Facebook Ads. Ele usa dados gerados a partir de outras métricas para definir a nota final, no caso do Google Adwords essa nota é atribuída às palavras-chaves, pois cada termo representa uma intenção de busca e um universo de resultados e contextos.

Dentre as métricas que influenciam o índice as mais importantes são: CTR(Click through Rate), relevância, página de destino. Outros fatores avaliados: histórico da conta, desempenho geográfico, dispositivos e extensões do anúncio.

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CTR (Taxa de Cliques)

Como falado, no artigo “O QUE É CTR?” ele é o número de impressões dividido pelo número de cliques. Olhando para os valores gerados por esta métrica, podemos entender que quanto mais alto o CTR estiver melhor seu anúncio está. Ou seja, o seu anúncio está sendo relevante para quem está buscando seu produto.

Relevância

Essa não é necessariamente uma métrica numérica, a relevância neste caso é usada pelo Google como base para entender o comportamento do usuário quando seu anúncio é exibido para ele a partir do termo buscado. Simplificando, se o anúncio aparece e é clicado ele se torna relevante, se esse cliente se torna uma venda o anúncio se torna mais relevante. Caso ele seja ignorado vai perdendo seu valor, um forma fácil de perceber se seu anúncio está sendo bem aceito é através do CTR (Cliques/Exibição=CTR) e relacionar isso com a Taxa de Conversão alcançada e desejada.

Página de destino

Aqui na House acreditamos muito no poder do SEO dentro de um estratégia de vendas, a otimização do site além de adequar o site às regras dos buscadores também tem como tarefa melhorias de desempenho, atentando a pontos como carregamentos de imagens, páginas lentas e páginas com problemas de acesso em dispositivos móveis. Sendo assim, uma página de destino bem estruturada, objetiva, intuitiva e com as devidas Call to Actions(CTAs) configuradas, irá contribuir muito para o Índice de Qualidade.

Dica: não use a página principal do seu site para fazer anúncios, dê preferências para landing pages segmentadas que descrevem melhor um produto ou serviço.

Histórico da conta, desempenho geográfico, dispositivos e extensões do anúncio

O histórico de erros e acertos nas campanhas anteriores também é considerado na formação do índice, caso você tenha uma conta na qual fez vários anúncios sem saber se estava no caminho certo, a dica é começar uma conta nova. Seu anúncio pode ter desempenho diferente de uma região para outra devido a diversos fatores, como cultura, regime econômico e concorrência, entender seu mercado antes de anunciar é de suma importância para o sucesso da campanha de anúncios.

Cada vez mais os dispositivos móveis ocupam seu lugar como principal fonte de navegação on-line, é preciso saber avaliar se seu anúncio está sendo bem recebido nestes dispositivos.

As extensões de anúncios são informações adicionais, como telefone, atreladas ao anúncio com objetivo de enriquecê-lo com mais informação. Extensões bem configuradas geram ótimos resultados e consequentemente contribui para a nota final do Índice de Qualidade.

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Entendendo a importância dos pontos acima, ter um bom Índice de Qualidade, algo acima de 6 ou 7, resulta em economia, pois o seu custo médio por clique será menor em relação ao seu concorrente.

Helison Santos

Helison Santos

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!