DicasTermos do Marketing Digital

Siglas do marketing digital 01: o que é CTR?

By 17 de agosto de 2017 No Comments
Planejamento para Buscar no Google

Quem está tendo o primeiro contato com marketing digital se depara com um batalhão de abreviações e termos, muitos deles em língua estrangeira. Neste artigo vou tentar ajudar a você que está começando agora e provavelmente chegou a este texto com a seguinte pergunta:

O que é CTR?

E o que ele significa para meu negócio ou estratégia?

É importante que os contratantes de serviços de marketing digital também entendam essa e outras siglas, pois ao receberem relatórios conseguirão avaliar o real impacto nos resultados.

Pois bem, o CTR (Click Through Rate) ou Taxa de Cliques, é um termo muito comum para quem faz anúncios on-line conhecidos também como links patrocinados.

Anúncios – Goolge Adwords

O resultado apresentado por esta métrica dá sinais sobre o desempenho e qualidade do seu anúncio, seja ele no Google ou Facebook/Instagram. Mostra se seu anúncio é ou não entendido por quem procura seu produto na internet.

Mesmo muito importante ela por si só não fornece todos os dados necessários para um veredicto definitivo sobre a qualidade do anúncio.

E porque esse veredicto pode ser prematura se baseado apenas na CTR? O resultado do CTR é uma conta matemática. Envolve cliques e impressões (quanta vezes seu anúncio apareceu).

Analise a campanha como um todo

Levando em consideração que o clique é apenas a intenção do usuário, pode não converter em vendas.

Essa venda perdida pode ter sido causada por fatores variados que podem ser o anúncio, ou pontos como a credibilidade do site, da própria empresa, preço ou valor do frete.

Para se ter uma boa análise de um anúncio, leve em considerações outras métricas como IQ(índice de qualidade), Taxa de Conversão, CAC(Custo por aquisição), e faça uma relação de itens vendidos versus valor investido para ter um apanhado geral de suas campanhas. Nos próximos textos darei mais informações sobre os termos citados neste parágrafo, assine nossa news (do lado direito em nosso blog) para recebê-los.

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!