O nome já indica o que é CPC ou Custo por Clique, porém não mostra toda a extensão de significados e importância dele.
Inclusive, vale ressaltar que nem sempre quem coloca o CPC máximo mais alto fica melhor posicionado, explicarei adiante.
O CPC é uma métrica que foi usada a princípio para apresentar ao anunciante o valor que ele irá pagar quando o anúncio é clicado em plataformas digitais, como Google Adwords. Posteriormente o termo foi sendo usado em outras ferramentas como no Facebook Ads.
CPC máximo ou lance, CPC real (pago) e CPC médio
E como é calculado o CPC? De que forma essa conta pode me ajudar? Vou me ater ao Google Adwords. Primeiramente você precisa entender que existem três modalidades – o CPC máximo ou lance CPC, CPC real (CPC pago) e o CPC médio.
O CPC máximo é o valor máximo que você escolhe pagar por cada clique. Por exemplo, você definiu o valor de R$ 2 para a palavra-chave “botas”. Assim, quando clicarem em seu anúncio o investimento nunca ultrapassará R$ 2 por clique, pode ser menor, mas em momento algum maior.
Reza a lenda que com um lance mais alto seu anúncio aparece melhor posicionado na página. É possível que sim e não, pois o posicionamento do anúncio ainda fica dependente do índice de qualidade(IQ).
O CPC máximo possui um ponto importante em sua configuração, ele pode ser setado como lance automático ou lance manual (recomendado), o segundo possibilita mais autonomia sobre os gastos com a campanha.
O CPC real (CPC pago) é o valor real por clique. Opa, mas como assim? Sim, o CPC real difere do CPC máximo, ele é calculado a partir da classificação do anúncio que parte do seu Índice de Qualidade (Classificação = CPC Máximo x Índice de Qualidade), veja exemplo na imagem abaixo.
Como o IQ é gerado será abordado no próximo texto desta série sobre siglas.
Veja o caso no anunciante A, seu lance é de R$2,75 e seu IQ de 10, então sua classificação = 2,75 x 10, este valor da classificação é um fator determinante para um boa posição do anúncio.
Considerando o quadro, o CPC real é calculado da seguinte forma:
CPC Real = Classificação do anúncio superado / Seu Índice de Qualidade
Na coluna CPC pago está o valor real que o anunciante iria pagar caso sua campanha estivesse nestas condições, ou seja CPC Real = 24 / 10, então perceba a importância de uma boa classificação de anúncios.
Já o CPC médio é calculado com base do CPC pago. Por exemplo, se você recebeu dois cliques, um clique de R$ 2,40 e outro de R$ 1,50, o custo total é de R$ 3,90, então você deverá dividir o custo total pelo total de cliques R$ 3,90 / 2 = R$ 1,95 por cliques.
Saber de todos os fatores acima é muito bom, mas como de costume ressalto a importância do bom planejamento estratégico, no caso do Google Adwords ele fornece uma ferramenta muito boa para avaliar estratégias de lance, o Planejador de Palavras-Chave. Pode servir ainda para encontrar novos termos.