ArtigosBrandingDicasMarketing DigitalSem categoriaWeb 2.0

O que as marcas NÃO DEVEM FAZER igual às Prefs

By 27 de janeiro de 2016 No Comments

A Prefeitura de Curitiba é inovadora, isto ninguém pode negar. Em um setor árido, que envolve política, a equipe de social media conseguiu tratar com leveza muitos temas. A forma de informar aos curitibanos agradou tanto que a Prefeitura de Belo Horizonte também implantou uma proposta nos mesmos moldes. Criativas, as Prefs, como são carinhosamente chamadas, nem sempre agradam.

Por quê?

Órgão público naturalmente é alvo de críticas. Além disso, às vezes a equipe de redes sociais faz publicações pouco condizentes com a realidade dos municípios. Um exemplo, é quando houve um alagamento em Belo Horizonte e a Prefs fez uma piadinha – mostrou uma foto do local alagado e colocou pokémons. Uma piadinha que não teve graça nenhuma.

Também acontece de ser divulgado um serviço que na prática não funciona tanto, o que provoca uma enxurrada de críticas. A vantagem dos profissionais de redes sociais das duas prefeituras é que eles são sempre gentis nas respostas, além de mostrar que querem ouvir os cidadãos.

Anúncios – Goolge Adwords

Porém, se podemos dar apenas um conselho às marcas na internet é o seguinte: Nunca divulgue benefícios que seu produto ou serviço não tenha de fato

É preferível investir na qualidade do que você oferece primeiro pra depois torná-los mais visíveis. É claro que sempre há o que melhorar, porém seu produto ou serviço deve ter um certo grau de qualidade antes de ser divulgado. Do contrário, o internauta que já reclama por qualquer motivo, vai tornar sua marca mais visível e não é por um bom motivo.

É por isso que muita agência estuda primeiro com quais marcas irá trabalhar, pois não há campanha que compense falhas básicas de um produto. A qualidade não livrará a marca de críticas, entretanto a deixará mais forte, a equipe de redes sociais terá argumentos reais e condições de provar que a crítica é sem fundamento. Ou não, tratará a crítica como sugestão e a marca terá como melhorar o produto.

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.