Marketing DigitalSem categoria

Ferramentas para internet testadas e aprovadas pela House

By 23 de novembro de 2016 No Comments
ferramentas para internet testadas pela House

O profissional de marketing digital está sempre atrás de boas ferramentas. Existem muitas no mercado, pagas e gratuitas, no entanto, por mais que algumas promessas sejam tentadoras, só saberemos se são boas mesmo testando-as. A House tem feito testes de ferramentas para marketing digital e internet desde 2012. Desde então são muitos erros e acertos. Neste artigo listaremos as mais úteis.

RD Station

Sistema desenvolvido pela Resultados Digitais que consegue reunir as principais informações que o profissional precisa para realizar uma estratégia assertiva, dentre elas:

  • Posicionamento de palavras-chave cadastradas pelo cliente,
  • Número de visitas, visitantes únicos e comparativo com mês anterior,
  • Ferramenta para e-mail marketing com a melhor taxa de entrega do mercado,
  • Gestão de leads,
  • Páginas mais acessadas,
  • Fontes de tráfego,
  • Agendamento de posts para redes sociais,
  • Análise de páginas específicas

Há outras funções, mas essas são as que mais usamos. O sistema tem um custo, porém, que vale a pena demais. Além de ter muitas funções que dispensam o investimento em outras ferramentas, o atendimento da Resultados Digitais é excelente. Alguns planos dão direito a acompanhamento trimestral de um especialista da RD. A galera dá dicas muito úteis para serem aplicadas no projeto.

Anúncios – Goolge Adwords

Mailchimp

É uma ferramenta de e-mail marketing muito boa. Para aqueles que não podem investir no RD Station, vale a pena adquirir a conta paga do Mailchimp, pois sem o investimento várias funções essenciais para o profissional de maketing digital ficam travadas. A automação de marketing, por exemplo, é uma. Assim, em vez de ter um gatilho que ative uma lista de e-mails, é necessário agendar uma campanha de cada vez. Uma mão de obra danada!

Outro motivo para investir no Mailchimp é que há um boato de que a ferramenta deixará de ter a conta gratuita. Parece ser verdade, já que ao longo dos anos algumas funções que eram liberadas deixaram de ser.

WordPress

Deixou de ser uma ferramenta para blogs e se tornou um sistema para criação de sites poderoso. Nas mãos de um bom programador, a aparência do site é superprofissional sem nenhuma diferença de um desenvolvido em PHP, por exemplo. Tem uma otimização muito boa de SEO, indexa mais rapidamente nos principais buscadores, como o Google. Quase todos os sites da House que eram em outro sistema foram mudados para wordpress e os resultados foram excelentes. Há templates pagos e gratuitos.

Yoast SEO

Auxilia bastante na otimização de textos para SEO. O plugin tem uma espécie de check-list que indica o que está ok e o que falta para o artigo estar nas normas de ranqueamento nas pesquisas. Tem uma versão gratuita que atende bem. O profissional tem que ficar atento para não tornar o texto ruim. Prevalecem as regras da boa redação, adeque só o que faz sentido.

Keyword Planner

Utilizado para configurar anúncios, o Keyword Planner do Google Adwords é muito útil para pesquisar palavras-chave estratégicas. Com ele, é possível saber quais termos tem mais chance de ranquear bem. Com a última atualização, o número absoluto de buscas da palavra-chave foi retirado, porém ainda é possível avaliar a relevância com a análise complementar das ferramentas sobre as quais falaremos abaixo.

A ferramenta é gratuita, porém, ao ativar anúncios, você consegue saber mais sobre as palavras-chave, como o número absoluto de pesquisas mensais no Google.

Google Trends

Mostra a tendência de buscas de uma palavra-chave ao longo de um período. Há como confrontar dois termos sinônimos para ver qual o mais relevante no Google, além de saber quais as buscas do momento. Em muitos casos, o sinônimo não é descartado, só que aparece em locais menos estratégicos no texto. A palavra-chave mais procurado normalmente vai no título, por exemplo. Na dúvida entre duas palavras-chave? Google Trends it!

SEMrush

Ferramenta excelente para traçar estratégias de SEO e anúncios no Adwords, porém tem um preço salgado. Tem uma análise de palavras-chave bem interessante, mostra a dificuldade de ranqueamento dos termos, analisa domínios, rastreia backlinks, informa o posicionamento das palavras-chave nacionalmente e a nível local também. Mostra ainda dados de redes sociais do usuário e concorrentes, além de ter funções úteis para elaboração de anúncios.

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Use e abuse dessas ferramentas, fazem a diferença!

Talita Camargos

Talita Camargos

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.