Ferramenta gratuita da Google pode aumentar visibilidade e vendas da sua empresa

Google meu negócio

Quem possui uma empresa e está sempre antenado já deve ter ouvido que a Google sempre está lançando novidades e ferramentas para impulsionar negócios através das buscas, entre elas está uma ferramenta muito importante para empresas que buscam uma presença digital forte: o Google Meu Negócio.

Anteriormente nomeado de Google Places, foi lançado em 2014 como mais uma alternativa para empresas estarem no feed de buscas do Google. Inicialmente a ferramenta tinha como objetivo inserir os dados de uma determinada empresa no Google Maps, a medida que ambas as ferramentas foram evoluindo passaram a ser relacionadas ao sistema de busca da Google, gerando os resultados que já conhecemos como indica a imagem abaixo.

E o que faz dessa ferramenta algo tão importante?

Em primeiro lugar ela é gratuita, mesmo que isso seja sua qualidade que menos importa, para negócios com baixo orçamento em marketing digital pode se tornar uma forte aliada para atrair visitantes e expor seus produtos. A ferramenta se tornou famosa por impulsionar com mais efetividade negócios locais, não que ela seja inútil para negócios em escala nacional.

Mas a própria Google afirma que a ferramenta gera mais envolvimento nos negócios locais. Tentarei mostrar um panorama da ferramenta aqui.

Informações disponíveis para seus clientes

Com o Google Meu Negócio você consegue disponibilizar informações para que sua empresa seja encontrada através de uma busca, e o melhor disso, é que você pode fazer gestão dessas informações de maneira muito simples. Você pode vincular seu negócio a uma categoria de atuação, definir seu endereço, telefone, site, horário de funcionamento, este último dependendo do quão grande é sua cidade, a Google apresenta um gráfico sobre trânsito no local, mostrando os momentos em que seria mais fácil ter acesso a sua empresa. Com seu endereço bem definido a ferramenta consegue relacionar os dados da sua empresa com o buscador  e apresentar rotas através do serviço de GPS do Google Maps, legal, não é? Ainda pode ficar mais. A ferramenta ainda mostra uma estatística detalhada sobre a exibição do seu negócio nas buscas e quais ações foram realizadas quando ele foi exibido, veja a imagem exemplificando.

É possível inserir imagens detalhadas do local melhorando ainda mais seu alcance, e também um tour virtual da sua empresa, aplicação com imagens em  360º semelhante ao Google Street View do Google Maps, neste caso a própria Google recomenda a escolha de um fotógrafo do Programa Trusted, que nada mais são que fotógrafos credenciados pela Google.

Feedback dos clientes

A possibilidade de interação com os cliente é umas das funções mais elogiadas por utilizadores da ferramenta. Ela possibilita a abertura de mais um canal de comunicação entre cliente/empresa, através de um sistema de comentários/reviews é possível escrever uma crítica sobre o estabelecimento, aqui não precisa ser dito, se você possui processos na sua empresa que afetam a qualidade de produtos,  serviços e atendimento, certamente o Google Meu Negócio serve como termômetro para averiguar o que as pessoas acham da sua marca/produto ou atendimento.

Assim como no Facebook o sistema de review possui uma nota de 1 a 5 estrelas em conjunto com um campo para comentários, é possível responder às interações, possibilitando resolução de problemas expostos através da ferramenta.

Posicionamento

Com dito do primeiro item, a finalidade da ferramenta é disponibilizar as informações da sua empresa para que estiver buscando o que você vende. É importantíssimo manter suas informações sempre atualizadas e mais completas possíveis, e ficar atento às novidades da ferramenta. Com isso o Google Meu Negócio pode te render mais contatos, mais visitas, destaque do seu endereço na busca e fidelização de clientes.

Sobre o destaque na busca, a Google não deixa claro o critério que usa para posicionar uma marca primeiro que a outra na lista de endereços e em destaque na lateral. Contudo, pode-se avaliar este ponto através da relevância da marca no ambiente digital, e aí vem alguns pontos para serem pensados: a marca tem site? Se sim, esse site é bem posicionado(seo)? A marca possui mais reviews positivos e negativos? As informações estão completas?

Apesar de ser uma ferramenta excelente, forte aliada do marketing digital  e gratuita com foi dito acima, ressalto a importância de uma presença digital plena, fazendo uso de todos os canais necessários para expor sua marca e produto para seus clientes, com desenvolvimento de uma identidade para facilitar a comunicação através das redes sociais e o desenvolvimento de um site ou blog para ajudar no posicionamento de buscas orgânicas e até mesmo para realizar anúncios em ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads.

Ainda não tem Google Meu Negócio? Acesse o endereço para fazer seu cadastro, é muito simples e intuitivo. E qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo, até mais!

Trabalha desde 2007 com programação, mas também sabe como desenvolver um bom design para sites ou sistemas eficientes. É sócio-fundador da Agência, publicitário, é fã de séries e leitor voraz. Acredite, tudo isso faz dos jobs ainda mais interessantes!