Sem categoriaWeb 2.0

F8: Facebook anuncia o Messenger Platform como grande novidade

By 22 de abril de 2015 No Comments

Facebook anuncia o Messenger Platform como grande novidade no F8 Facebook Developer Conference 2015 que aconteceu em São Francisco nos dias 25 e 26 de março. O evento é voltado para desenvolvedores da comunidade. Como nos anos anteriores, Zuckenberg e sua equipe anunciaram melhorias e novas tecnologias na rede social.

O grande destaque desse ano foi o anúncio do Messenger Plataform, que integra o serviço a outros aplicativos, além da preocupação da rede social com as “pessoas”. Outra novidade que agradou bastante foi o Messenger Business, voltado para o relacionamento entre consumidores e empresas.

Anúncios – Goolge Adwords

O Messenger Plataform possibilitará, por exemplo, editar um vídeo em um aplicativo e enviá-lo em poucos segundos pelo app de mensagens. O Messenger Platform ainda vai ter um espaço reservado no qual o usuário poderá ver quais aplicativos são integrados com o serviço de mensagens, além de que será possível descobrir novas opções na parte inferior da tela e ir direto até a loja de aplicativos do Android ou iOS, tudo direto do Messenger. O Facebook ainda prometeu introduzir, a um botão no qual o usuário possa enviar conteúdo pelo próprio aplicativo. Essa novidade estará disponível tanto em páginas da web como em mais de 40 aplicativos.

“O Facebook evolui na ideia de como o mundo se conecta. Agora o Facebook é uma família de aplicativos”, disse Zuckerberg mostrando alguns número do uso de apps da empresa. O Facebook tem 1,4 bilhões de usuários. WhatsApp tem 700 milhões e o Instagram tem 300 milhões.

Já a outra grande novidade o Messenger Business prometer ser voltado especialmente para as empresas. Ele promete melhorar a comunicação entre os colegas de trabalho e a marcação de compromissos. Prestadoras de serviços poderão enviar mensagens para os consumidores na rede social, assim como recibos e outras informações que são relevantes. Ao invés de e-mails e mais e-mails, o Facebook quer que as atualizações de compras cheguem através do Messenger, que terá novos recursos multimídia e ferramentas para a interação. Quando o usuário adquirir algo no site de uma loja, por exemplo, ele poderá optar por utilizar o serviço do Facebook ao invés do e-mail. A loja por sua vez, poderá enviar o recibo e o código de rastreamento de entrega através do Messenger, exibindo um mapa em atualizado em tempo real. Em caso de algum problema, toda a comunicação empresa-cliente será feita no app, como se fosse um conversa com um amigo qualquer, assim, o Facebook procura criar uma aproximação das marcas com o público e reduzir a burocracia.

.Mark falou também sobre os bons números do Facebook e sobre a enorme importância dos desenvolvedores na comunidade.

“Graças aos apps e serviços que vocês desenvolvem, o Facebook é o que é”, disse Zuckerberg. “Hoje, eu vou falar sobre como nós vamos continuar fazendo progresso”, completou.

Outras novidades também apresentadas foram A Parse, para desenvolvimento, que poderá ser usada para internet das coisas, além de alguns SDKs de referência que estarão disponíveis para desenvolvedores. Estão na lista:

– Mudanças de segurança e melhorias na nuvem
– A caixa de comentários para sites terá integração com as páginas de Facebook dos usuários e os Plug-ins sofrerão uma reformulação.
– Novo sistema Embed dos vídeos (assim como feito no Youtube), agora, os vídeos poderão ser embedados (colocados por meio de códigos) em páginas.
– E a última novidade foi o lançamento do Analytics para aplicativos, como o objetivo de auxiliar os desenvolvedores a entender como seus apps são usados e quais são seus usuários.

Com certeza toda a equipe do Facebook está almejando uma integração das redes sociais que resultaram em uma comunicação com mais praticidade e qualidade para todos. As ideias foram bem simples e significativas e Mark e todos os palestrantes da noite deixaram claro que todas as novidades e os produtos são pensados e produzidos sempre pensando nas pessoas e não nas empresas. Assim, se uma instituição quer ter sucesso na rede social, é necessário oferecer uma comunicação humanizada e personalizada, além de tratar o usuário como a parte mais importante de todo sistema.

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.