Marketing Digital

Instagram: detalhes que fazem a diferença no engajamento

By 6 de setembro de 2017 No Comments
detalhes que fazem a diferenca no instagram

Olá, pessoal, estou de volta com mais dicas sobre o Instagram. Como já falei no artigo anterior, irei apresentar algumas orientações simples para ajudá-los a melhorar o engajamento, que são as interações do público (seguidor). Na prática são os comentários, curtidas e outras ações nas suas publicações.

Como já ressaltei antes, é sempre bom fazer um planejamento e um bom conteúdo. Essas outras dicas parecem detalhes, mas fazem muita diferença, vamos a elas.

Descreva bem seu perfil

Criar a bio de forma clara sobre sua empresa, os produtos que são vendidos ou serviços prestados.

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No caso de perfis pessoais ou figuras públicas descreva como você é, formação, atuação.

Coloque o link do seu site se tiver.

Informações para contatos – telefone e e-mail.

Importante: o nome do seu negócio ou pessoal na bio precisa ser de fácil entendimento para que não gere dificuldade para as pessoas te acharem.

Conteúdo

Crie conteúdos com boas imagens, estude temas de acordo com sua área. Os textos para descrição da postagem devem ser objetivos e não textões. Lembre-se, é uma rede para imagens, as pessoas não irão ficar muito tempo lendo sua publicação. Você irá conseguir atenção delas primeiramente pelo conteúdo visual.

Se o texto for algo importante, leve o seguidor para um link que estiver na sua bio para ele conferir mais detalhes depois.

Vídeos como teasers

É possível publicar vídeos de até um minuto no Instagram. E vídeo é uma mídia bacana para engajamento, abordar temas que irão despertar ainda mais a curiosidade sobre um assunto, produto ou algo sobre do seu trabalho é uma boa opção.

A dica é usá-los como teasers para que seu seguidor procure por um conteúdo mais aprofundado no seu site ou outra plataforma, como YouTube.

Isso irá ajudar muito em seu trabalho, além de agregar qualidade e mostrar que você sabe trabalhar de forma mais completa. Há empresas, como já mostramos neste artigo, que apostam somente nas redes sociais, o que não é aconselhável. Ao trabalhar de maneira convergente você já mostra um diferencial.

Hashtags

O famoso jogo da velha, símbolo #, faz com que seu perfil no Instagram seja acessível a mais pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs.

As hashtags precisam ser bem escolhidas, podem ser criadas a partir do nome da postagem como caso de produtos a serem expostos ou assuntos. Você pode criar novas hashtags e usar as já existentes, mas fique atento às hashtags muito comuns, pois elas podem colocar sua postagem concorrendo com milhares de publicações e isso não irá ajudar no engajamento, pois seu público não as encontrarão com facilidade. Sugiro que use as com menos utilizações e que crie novas. Existem sites nos quais você pode pesquisar sobre as hashtag mais populares, como por exemplo:

http://top-hashtags.com/instagram/

http://keyhole.co/

http://www.tagsforlikes.com/

Stories

Agora com este no recurso você tanto pode postar imagens como fazer vídeos, boomerang e até live para seus seguidores verem o que está acontecendo em tempo real.

Uma pegada bacana para usar o Stories é quando publicar algo novo no feed fazer um print da tela do perfil e publicá-la no Stories chamar o público para ir até o perfil e conferir as novas publicações.

Isso também ajuda muito, pois hoje algumas pessoas olham as atualizações pelo Stories e muitas das vezes não entram no perfil. Essa chamada gera ainda mais interação com seu seguidor. Além dos prints, é válido também postar novidades, mensagens com ideia de continuidade para levar o internauta até o final. E sempre lembre-se de fazer marcações de parceiros, pessoas que aparecem na imagem ou sua como atalho.

Localização

Usar a localização nas postagens também é muito útil e ajuda no engajamento, pois o público tem procurado assuntos através destas localizações no Instagram.  Funciona bem dentro do Stories, pois na procura da ferramenta você pode ver as últimas atualizações de diversos Stories de outras pessoas,  além de aparecer Stories da região na qual você está.

Por exemplo, caso você esteja em Belo Horizonte todas as pessoas que fizerem Stories com marcação dentro do espaço da cidade aparecerão para você. Isso levará o público a diversos perfis e ajudará a ter novas visualizações. Talvez até conseguirá alguns seguidores assim.  Esta é uma ótima estratégia para quem tem restaurantes, bares , ações em diversos eventos de entretenimento, lançamento de coleções, feiras e palestras.

Ações para interação com seu público

Algumas estratégias podem ajudar bastante tanto para divulgar um determinado produto como para criar um vínculo com seu público e conseguir seguidores para seu perfil. Sorteios de produtos são muito usados. Você pode criar uma estratégia em que as pessoas marquem seus amigos.

Outras ações sem intuito de premiações também são bem aceitas, como concursos de imagens, fotografias e temas semanais ou diários. Isto ajuda na interação com seus seguidores e traz outros internautas para seu perfil. Desta forma você pode criar um vínculo com os fãs.

Lembre-se, você está trabalhando dentro de uma ferramenta de interação então sempre fique atento quanto ao mínimo de postagens a serem feitas semanalmente, frequência delas, melhores horários  e nunca esqueça de responder sempre quando um seguidor lhe mandar uma mensagem.

No Instagram da House temos experimentado algumas ações, acompanhe para se inspirar – é só procurar por @agenciahouse

Cristiane se divide entre planilhas de planejamento financeiro e câmeras fotográficas na House. Estudou fotografia em São Paulo ,é publicitária, sócia-fundadora da Agência. A moça adora viajar, seja com livros ou na estrada.