Desde os primórdios da comunicação o uso de ações de marketing nas datas comemorativas está presente. A estratégia é muito presente no comércio varejista, pois é a forma mais simples e efetiva encontrada para atrair clientes. Tal comportamento foi herdado pela comunicação digital, porém, acreditamos, que da forma errada.

Também conhecido como Marketing Sazonal, ele é usado por empresas, para ofertar produtos relacionados a data escolhida, Dia das Mães, por exemplo. Seja com uma nova condição de pagamento ou um desconto especial, o objetivo da estratégia é vender e gerar lucro. Mas no meio digital não vemos isso dessa forma. Geralmente, vemos apenas postagens saudando a data em questão, sem nenhum planejamento e/ou antecipação. Faço uma ressalva, nem toda data possibilita uma ação direta, e dependendo da data é preciso proceder com cuidado.

Se você chegou até aqui buscando melhorar o uso do marketing sazonal em seu planejamento de comunicação, continue lendo. Veremos a seguir como usufruir das data comemorativas para a propaganda da sua marca, seja ela de varejo ou não.

Pense a Médio e Longo prazo. Planeje-se!

Quando falamos de comunicação, estar adiantando deve ser regra primordial. Então, o primeiro passo é começar pela identificação das data que fazem melhor relação com sua empresa. Algumas são chaves, como dia das mães, namorados, black Friday, natal e ano novo, outras deverão ser avaliadas e estudadas, para ver se há relação com o público existente ou a possibilidade de atrair novas personas para sua marca.

Outra vantagem de um bom planejamento, é não perder o foco, que nesse caso significa não ficar fazendo apenas datas comemorativas o tempo todo. Uma campanha sazonal, vai além de uma arte bonita, é planejamento.

Estabeleça os canais

Nem só de redes sociais vive o homem. Determine todos os canais onde serão veiculadas as campanhas, sejam eles on-line ou off-line, é interessante mesclar os dois meios, pois a taxa de engajamento tende a melhorar, imagine sua campanha em três formatos básicos, texto/imagem, áudio e audiovisual.

É hora de pensar nos valores

Se você quer oferecer um atrativo para seus clientes, nestas datas, o bom e velho desconto promocional funciona. Na maioria dos casos, os clientes já estão programados para procurarem o melhor preço e melhor desconto. Um bom exemplo desse comportamento é a Black Friday pelo mundo. Sucesso pelo mundo, a data é pautada por preços baixíssimos. Mas não se esqueça, cliente que vem por preço vai por preço. Por isso, é necessário criar dispositivos para fidelizar esse cliente, como cartão fidelidade, colecionáveis, mimos ou até mesmo estabelecer uma relação afetiva com esse cliente por meio da interação nas redes sociais.

Ainda restaram dúvidas sobre como usar as datas comemorativas para gerar resultados para sua empresa? Entre em contato com a gente!