Ações especiais na internet são aquelas que causam mais impacto do que o trabalho do dia a dia. Uma promoção, um vídeo feito com um influenciador, uma campanha que mescle o on com o off-line são exemplos. Exigem mais energia e investimento.

O primeiro passo para uma ação especial é o planejamento, saber quais passos serão dados do início ao fim da campanha facilita bastante. No planejamento, é necessário levar em conta estes fatores:

  • Delimitação do público: a ação deve ser direcionada para quem realmente pode gerar ganhos para o projeto.
  • Definir um objetivo: toda ação precisa ter uma meta principal que faça diferença no plano geral do projeto.
  • Frequência: como ações especiais demandam mais energia e investimento, o cronograma deve ser sustentável. Ter duas ações simultâneas, por exemplo, pode ser muito desgastante em termos de trabalho.
  • Duração: antes de publicar sobre a ação é importante definir um tempo de duração de forma que o período seja suficiente para atrair atenção, participação e que o prêmio seja entregue a tempo de ser usufruído.
  • Praticidade: como as ações especiais demandam mais trabalho, é necessário pensar em formas de trabalho que diminuam um pouco a energia gasta nesta ação.
  • Mídias para divulgação: o ideal é haver mais de uma mídia para divulgar a ação, pois é necessário reforçar a informação. Porém, para não ficar maçante, sugerimos que seja usada mais de uma forma de mídia. Exemplos: texto no site que explique a promoção, arte com chamada para a promoção, arte de reforço para promoção, Gif
  • Investimento: para ter um alcance maior nas redes sociais e no Google, é aconselhável investir em anúncios até para ter um retorno maior, que compense o investimento de energia.
  • Observação das regras: algumas ações especiais, como promoções nas redes sociais, precisam seguir leis. Assim, antes de publicar, é preciso averiguar quais são as regras.
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