As regras da boa redação às vezes entram em choque com as diretrizes de SEO. Nem sempre é simples resolver o conflito, assim, o redator se vê diante de um dilema.
Caso o artigo siga apenas regras de SEO provavelmente ficará com uma leitura pesada para o internauta. Por outro lado, um texto que privilegia 100% a boa redação corre o risco de não ser rastreado pelos buscadores. No entanto, alguns conflitos de SEO têm solução. São elas:
Palavra-chave no início do título
Nem sempre a palavra-chave fica com uma leitura boa no início do título como recomendado nas práticas de SEO. Algo que ajuda bastante é colocar a palavra-chave como primeira do título seguida de dois pontos e o complemento.
Repetição de termos X densidade de palavra-chave
A boa redação prega que o repertório do escritor seja amplo, que repetições sejam evitadas. Já o SEO orienta que as palavras-chave apareçam mais vezes no texto, de forma que atinjam de 1 a 3% da densidade.
Uma forma de resolver este conflito de SEO é com o auxílio do Yoast substituir alguns termos pela palavra-chave principal. No restante, coloque expressões do mesmo campo semântico.
Links X fuga do texto
Um temor de muita gente é que o leitor abandone o texto caso sejam fornecidos links. De que adianta se esmerar em um artigo se não será lido até o final?
Ainda há outro ponto: o número de sessões(páginas visitadas por usuário) e tempo de permanência na página é importante para o ranqueamento no Google. A taxa de rejeição é outro fator que pode aumentar se as linkagens não forem feitas da maneira correta(veja formas de diminuí-la).
Se forem linkagens externas o medo é ainda maior, o internauta pode abandonar o texto, ler o conteúdo de outro site.
Ao mesmo tempo, os hiperlinks são uma prática recomendada de SEO. Como resolver este conflito?
Primeiro
Marque a opção abrir página em outra janela. Assim, o internauta tende a permanecer na página do primeiro artigo mesmo que vá para um outro texto.
Segundo
Mesmo citando outros conteúdos, coloque os links externos no final. Isso evita que o usuário abandone o site antes de acabar a leitura.
Plugin de posts relacionados
Esse recurso consegue relacionar artigo com temas próximos e evita a fuga para outros sites, consequentemente aumenta o número de páginas visualizadas.
Falta de assunto ou informação demais

Tamanho é documento em SEO
O Google pede textos que tenham no mínimo 300 palavras. Artigos com 500 palavras ou mais têm desempenho melhor.
O problema é: e quando falta assunto sobre um tema?
Normalmente buscas por mais informações sobre o assunto resolvem o problema. Às vezes um tópico a mais já consegue aumentar o texto com informações diferentes, já que também não é legal o famoso encher linguiça.
E quando o assunto rende e o texto fica muito grande?
O risco neste caso é de a leitura ficar cansativa. No entanto, recursos como quotes(citações sinalizadas com as aspas no painel do WordPress), entretítulos e quebras de texto em mais parágrafos, além do uso de imagens resolvem, tornam o texto bem mais fluido.
Veja quais são os principais pontos de SEO. Marque uma reunião com a House para otimizar seu site e conseguir um bom posicionamento no Google e outros buscadores!