Accelerated Mobile Pages ou Projeto AMP, em português Páginas aceleradas para dispositivos móveis, foram criadas com a finalidade de melhorar a acessibilidade a web, deixando sites e aplicações mais amigáveis em dispositivos mobiles, os celulares e tablets. O projeto foi criado em formato de código aberto pela Google em 2015 em conjunto com outras empresas como Linkedin, Pinterest e Twitter. Em seguida, o Facebook lançou sua versão chamada de Instants Articles.
Com o celular assumindo o posto de primeira tela definitivamente em 2018, pensar no uso de modelos mais rápidos na entrega de conteúdo para o usuário se torna um processo obrigatório e necessário para se obter destaque no mar de buscas.
Os primeiros sites a implementarem o modelo AMP foram portais de conteúdos, como o jornal americano Washington Post. Assim, o veículo começou a entregar as notícias mais rápido para o leitor. Porém, as AMP não são limitadas a sites de conteúdo, segundo dados sobre o projeto, elas podem ser implementadas em qualquer tipo de site desde a homepage até as páginas internas.
AMP: foco na velocidade
O layout das AMP foi pensado justamente para ser veloz, usando um HTML em conjunto com um JavaScript simples e deixando de lado tudo que pode deixar a página lenta.
Nativamente as páginas aceleradas são responsivas, são compatíveis com quase 100% dos dispositivos móveis.
E para facilitar o uso, a Google identifica os sites que já possuem páginas aceleradas e caso a busca esteja sendo feita por celular este conteúdo AMP é priorizado. Vem acompanhado de um ícone indicativo, como na imagem abaixo.
Quanto mais rápido o carregamento do site, mais alcance orgânico ele pode conseguir. E mais amigo do usuário (internauta) o site é.
Sendo assim as AMP são um ótimo caminho. Conte com a House para implementar as AMPs e deixar seu site atualizado o que faz diferença para seu negócio chegar mais longe!