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8 dicas para elaborar títulos que geram visitas

By 13 de abril de 2015 No Comments
8 dicas para elaborar títulos que geram visitas

Elaborar títulos bons para textos na internet é a parte mais difícil e também uma das mais importante da produção de conteúdo. O título é o elemento que mais influencia a decisão do internauta em ler o seu artigo.

Além disso, é item fundamental para que os buscadores, como Google, encontrem seu conteúdo. Dessa forma, o ideal é criar títulos atrativos para seus leitores e amigáveis para os mecanismos de busca. A House traz oito dicas simples de Seo que vão te ajudar a elaborar títulos que geram visitas para seu site, são elas:

1. Pense como internauta

Como você busca temas de seu interesse? Quais palavras joga no Google? As maneiras de buscar normalmente são parecidas. Para ter mais embasamento, quando for elaborar o título jogue em um buscador e veja quantas pesquisas há em relação ao assunto. Vale testar expressões parecidas para comparar.

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Por exemplo, você redigiu um texto sobre o homem mais velho do mundo, longevidade.
O que as pessoas mais buscam:

a. O homem mais velho do mundo
b. Como fulano conseguiu chegar aos 116 anos

2. Google Trends

Outra ferramenta que mostra a popularidade dos termos de busca na internet é o Google Trends. Por meio dela, é possível ver quantas vezes as palavras foram buscadas e compará-las também.

3. Use a principal palavra-chave no título

É fundamental que a expressão utilizada no título apareça no corpo do texto e na URL. Ao inseri-la no título, vale ressaltar, ela vai automaticamente para a URL. Também é importante dizer que na maioria dos site e blogs, se o título for alterado a URL permanece baseada no primeiro título. Em outros, como a maioria dos baseados em wordpress, é possível editá-la. Dessa forma, fique atento ao redigir o título, principalmente se não tiver como mudar a url.

4. Título deve ter até 70 caracteres

Este é o número de letras que aparecem nos títulos da busca do Google. Desta forma, não faz sentido elaborar um título mais longo, já que será automaticamente cortado.

5. Nome da empresa, autor ou projeto

Adotar como padrão escrever títulos do tipo, “Como escrever títulos incríveis – Por Agência House”, ajuda a criar autoridade sobre quem assina o conteúdo e indexar o site como um todo. Assim, sempre que couber dentro dos 70 caracteres, inclua a autoria. Além disso, quem já conhece e admira o autor, dá uma atenção especial quando vê a assinatura.

6. Palavra mais importante no início

As pessoas olham as páginas da esquerda para a direita, conforme comprovam estudos de usabilidade. Desta forma, deixe a palavra mais importante à esquerda. O nome do autor, empresa, projeto, só deve vir primeiro se for bastante conhecido, tiver muita relevância. A regra é deixá-lo depois do título completo, já que a busca, na maioria dos casos, é pela palavra e não pela empresa.

7. Título atrativo + SEO

Os títulos impactantes nem sempre favorecem o Seo. Para os buscadores, um título descritivo é mais válido do que um impactante ou bonito esteticamente. Assim, vale estudar uma maneira de tentar conciliar os dois, quando for impossível, prefira o descritivo. Para os adeptos do wordpress, há um plugin que permite a criação de vários títulos: um para Seo e outros para as redes sociais. Como nas redes o impacto é mais importante que o Seo, faça títulos separadamente se tiver o plugin instalado. A House indica o Yoast.

8. Não abuse das técnicas de Seo

O seu título tem que fazer referência ao texto realmente, caso contrário os buscadores vão interpretar como spam e penalizar o seu site/blog.

Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.