É muito comum ouvir que a pessoa detesta escrever. No entanto, é difícil escapar de precisar de redigir vez ou outra. Estão aí os e-mails que fazem parte da vida profissional de quase todo mundo. Mesmo com o WhatsApp é muito frequente a utilização deles no dia a dia. E o que vejo demais são mensagens pouco cuidadosas para clientes.
Exemplo: Favor, conferir o contrato.
Tem ainda os e-mails que não têm nada no conteúdo, o profissional escreve tudo que deseja no título. É feio e pode ser confuso dependendo do tamanho da mensagem. O que mais me preocupa é que tais profissionais poderiam aproveitar melhor os e-mails, mas insistem em negligenciá-los. Esse tipo de comunicação, por mais simples que possa parecer, é repleta de oportunidades, pois com um simples e-mail a pessoa consegue:
Mostrar disponibilidade para falar com o cliente
Uma mensagem melhor trabalhada mostra que o profissional está pronto para atender o cliente sempre que ele precisar. Colocar as formas de contato no final de cada mensagem, telefones, skype, site facilitam um contato além do e-mail. Também é importante colocar esta informação no corpo do e-mail
Demonstra importância do cliente e faz que ele se lembre do profissional
E-mails podem ser enviados sem que uma negociação esteja em curso, para falar sobre algo do setor, uma novidade nos serviços prestados, inovação em produtos. Assim, o cliente não se sente como um mero meio de o vendedor atingir a meta de vendas, mas como importante parceiro, reconhecido profissionalmente.
Mostrar proatividade
Um e-mail de pós-venda cumpre esta função. Em vez de esperar o comentário do parceiro de negócios, o ideal é perguntar antes se o produto ou serviço solucionou o problema do cliente.
Isso só para citar três, pois é possível muito mais. Porém, escrever e-mails pode ser complicado. Pensando nisso, produzi pela Agência House para a EBVendas um kit grátis de e-mails para vendas. Nele há um e-book, templates de e-mails e um passo a passo de como criar modelos de mensagens no Gmail e Outlook.
Os e-mails são pensados de acordo com o processo de vendas, assim, há mensagens que são verdadeiras oportunidades para:
1. Prospecção: apresentar-se a um potencial parceiro
2. Agradecimento: como dizer obrigado por uma visita ou reunião
3. Envio de proposta
4. Cobrar resposta sem ser chato
5. Fazer pós-venda
6. Parabenizar o cliente por uma conquista
Para ter acesso ao kit de e-mails com e-book, modelos e passo a passo de como criar templates no Gmail e Outlook gratuitamente, basta acessar aqui.