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6 oportunidades profissionais por trás dos e-mails do dia a dia

By 17 de outubro de 2017 No Comments
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É muito comum ouvir que a pessoa detesta escrever. No entanto, é difícil escapar de precisar de redigir vez ou outra. Estão aí os e-mails que fazem parte da vida profissional de quase todo mundo. Mesmo com o WhatsApp é muito frequente a utilização deles no dia a dia. E o que vejo demais são mensagens pouco cuidadosas para clientes.

Exemplo: Favor, conferir o contrato. 

Tem ainda os e-mails que não têm nada no conteúdo, o profissional escreve tudo que deseja no título. É feio e pode ser confuso dependendo do tamanho da mensagem. O que mais me preocupa é que tais profissionais poderiam aproveitar melhor os e-mails, mas insistem em negligenciá-los. Esse tipo de comunicação, por mais simples que possa parecer, é repleta de oportunidades, pois com um simples e-mail a pessoa consegue:

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Mostrar disponibilidade para falar com o cliente

Uma mensagem melhor trabalhada mostra que o profissional está pronto para atender o cliente sempre que ele precisar. Colocar as formas de contato no final de cada mensagem, telefones, skype, site facilitam um contato além do e-mail. Também é importante colocar esta informação no corpo do e-mail

Demonstra importância do cliente e faz que ele se lembre do profissional

E-mails podem ser enviados sem que uma negociação esteja em curso, para falar sobre algo do setor, uma novidade nos serviços prestados, inovação em produtos. Assim, o cliente não se sente como um mero meio de o vendedor atingir a meta de vendas, mas como importante parceiro, reconhecido profissionalmente.

Mostrar proatividade

Um e-mail de pós-venda cumpre esta função. Em vez de esperar o comentário do parceiro de negócios, o ideal é perguntar antes se o produto ou serviço solucionou o problema do cliente.

Isso só para citar três, pois é possível muito mais. Porém, escrever e-mails pode ser complicado. Pensando nisso, produzi pela Agência House para a EBVendas um kit grátis de e-mails para vendas. Nele há um e-book, templates de e-mails e um passo a passo de como criar modelos de mensagens no Gmail e Outlook.

Os e-mails são pensados de acordo com o processo de vendas, assim, há mensagens que são verdadeiras oportunidades para:

1. Prospecção: apresentar-se a um potencial parceiro

2. Agradecimento: como dizer obrigado por uma visita ou reunião

3. Envio de proposta

4. Cobrar resposta sem ser chato

5. Fazer pós-venda

6. Parabenizar o cliente por uma conquista

Para ter acesso ao kit de e-mails com e-book, modelos e passo a passo de como criar templates no Gmail e Outlook gratuitamente, basta acessar aqui

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Talita é jornalista e pós-graduada em revisão de textos. Trabalha com gestão de redes sociais e produção de conteúdo desde que se formou. Além de produzir conteúdo para sites e blogs institucionais, também se aventura nos textos literários.