DicasHouseSem categoria

5 aspectos para avaliar em um site antes de divulgá-lo

By 20 de agosto de 2015 No Comments

O impacto visual tem muita força em tudo. Com sites não é diferente, principalmente os leigos irão se encantar com um layout que tenha artes bonitas. É de se esperar e os webdesigners têm mesmo que buscar sites primorosos esteticamente.

No entanto, o colorido de páginas na internet é muito pouco para que ela seja considerada bem feita. O grande problema está em o cliente identificar isso, pois muitos elementos só profissionais sabem que existem. Existem 5 aspectos para avaliar em um site antes de divulgá-lo. Confira:

1. Indexação

Antes de tudo explico o que é. Indexação é o reconhecimento de buscadores do seu site, quanto melhor indexado, mais ele aparece em pesquisas do Google, Yahoo, Bing e outros. Assim, o cliente precisa saber se o site está sendo encontrado nos buscadores. Uma forma simples de fazer isso é jogar a url (link) principal da página no Google e ver qual o resultado. Se aparecerem outras páginas do site (como mostrado na imagem abaixo) esse é o principal indicativo de que está indexado para quem não é da área.

Print 1

Para aprofundar na questão, faça alguns questionamentos aos profissionais contratados, como:

  1. “Como meu site está indexado?”
  2. “Você avaliou meu site em alguma ferramenta? O que elas indicam?”
  3. “O código está otimizado com técnicas de Seo?”

Observação:  Seo são técnicas que contribuem para que o site seja encontrado mais facilmente nos buscadores, podem ser usadas no código do site, textos e imagens. É importante perguntar se o código está otimizado porque o programador verá que você tem uma noção do que um bom site deve ter.

2. Site amigável para dispositivos móveis

O acesso via celulares e tablets é uma realidade cada vez mais presente. Além disso, desde o início de 2015, sites mobile são privilegiados pelo Google, melhor indexados, enquanto os outros são penalizados, aparecem em posições abaixo. Assim, quando for avaliar o site teste-o do seu celular e tablet.

Pergunta fundamental quando for contratar a agência ou programador:

– Meu site será adaptado para tablets e smatphones? (logo na primeira reunião)

3. Textos e informações básicas

Independente do site ser institucional ou um que haja maior inserção de conteúdo, como um blog, alguns textos são essenciais no site. Nunca lance sem os seguintes conteúdos: sobre o projeto ou empresa (institucional); formulário de contato; telefone; descrição dos serviços ou produtos mais procurados com foto.  Caso seja um blog, tenha o cuidado de escrever alguns textos, pelo menos 5,  antes de colocar no ar para não dar a impressão de vazio.

4. Arquitetura da informação

Certifique-se que seu público encontrará tudo que precisa sem precisar se esforçar muito. Por exemplo, se está na página de contato, consegue ver o link para a página inicial, produtos, serviços ou artigos. Além de esteticamente atraente, o internauta deve conseguir ver com facilidade as informações principais.

5. Links quebrados e formulários

Sites têm muitos detalhes e pode acontecer de o profissional esquecer de linkar algum conteúdo onde era necessário ou de fazer de forma errada. Assim, clique em todos os menus existentes para testar. Também envie uma mensagem de teste do formulário de contato ou páginas de inscrição.

Depois de toda essa avaliação, é necessário planejar a estratégia do seu projeto. É o assunto do nosso próximo artigo. Aguarde!

Agora, se você não quer esperar ou entender melhor sobre todo processo de projetos digitais e desenvolvimento de sites, agende uma conversa conosco (contato@agenciahouse.com.br), será um prazer te atender. A House faz mais do que sites, cuida do desenvolvimento de todo projeto, desde a produção de conteúdo até estratégias vencedoras de negócios on-line.