Leitores fantasmas, aqueles que só passam sem nenhum tipo de interação, são maioria em quase todas as redes sociais e sites. Eu disse quase porque há uma excelente exceção: o LinkedIN. A rede social mais interessante para assuntos profissionais é a que mais gera interações relevantes também, principalmente no LinkedIN Pulse, uma espécie de blog interno da rede.
Tenho publicado artigos no LinkedIN Pulse e os resultados sempre me surpreendem positivamente. Ao contrário do que acontece em outras plataformas, não tenho medo de ler os comentários e sim fico ansiosa pela chegada deles. Em todas as experiências que tive no LinkedIN Pulse aprendi muito com os internautas que comentaram. Nem todas as opiniões foram iguais às minhas e poucos comentários eram do tipo “Muito bom”, “Gostei”. Esses são legais também, mas os comentários com mais profundidade nos fazem aprender mais.
O leitor do LinkedIN dá provas de que está na rede para se relacionar, aprender e contribuir. Os comentários são, em 90% dos casos, repletos de pontos de vistas interessantes. Uma vez cheguei a comentar que iria fazer um artigo só com que aprendi com quem interagiu na minha publicação.
Os dois artigos meus que mais repercutiram no LinkedIN foram, na ordem:
- 5 frases de atletas olímpicos que valem ouro (4.885 visualizações, 607 curtidas, 23 comentários e 127 compartilhamentos até a data de publicação deste artigo)
- O que o drama de Messi pode nos ensinar sobre gestão de equipes (2.539 visualizações, 375 curtidas, 84 compartilhamentos e 27 comentários)
Além dos comentários, posso citar como outros pontos positivos de ter publicado no LinkedIN Pulse:
Mais visibilidade para o texto
Os editores do LinkedIN destacam os melhores artigos. Assim, ele é mostrado para toda rede se for escolhido. Mesmo os textos meus que não foram destacados tiveram um desempenho interessante.
Maior visibilidade profissional
A relevância do perfil pessoal no LinkedIN aumenta com a publicação de artigos no LinkedIN Pulse. Como a visibilidade extrapola a rede de seguidores e conexões, outras pessoas se interessam em olhar o perfil do profissional por causa do artigo.
Conversões para meu site oficial
O LinkedIN Pulse tem todos os recursos que os blogs tradicionais têm. O mais interessante do ponto de vista de resultados na minha avaliação é o hiperlink. Eu sempre coloco todos que são relacionados a outros artigos que têm relação com o tema nas publicações do Pulse, a conversão para o site ou blog são sempre muito boas.
4 dicas para estar sempre em dia com o LinkedIN
Eu recomendo que todos os profissionais tenham um perfil no LinkedIN e que escrevam para o Pulse. Pra quem se sente perdido, como eu já me senti, tenho quatro dicas.
Workshop do Cristiano Santos
A primeira é fazer um workshop com Cristiano Santos, uma das referências sobre a rede social no Brasil. Em tempos de cursos picaretas e eventos idem, sempre faço questão de recomendar os que realmente fizeram a diferença pra mim. O workshop do Cristiano é um deles.
Grupo
A segunda é participar do grupo LinkedIN de A a Z, no Facebook, no qual há sempre discussões muito interessantes e gente disposta a sanar dúvidas. Inclusive, neste grupo o Cristiano Santos divulga a agenda de cursos dele.
Outro grupo
Os editores do LinkedIN também formaram um grupo na própria rede. Lá eles divulgam os melhores artigos semanalmente e dicas para se dar bem no Pulse e no LinkedIN. Para fazer parte do grupo, clique aqui.
Siga “O cara” do LinkedIN
Rodrigo Brancatelli é editor senior do LinkedIN e sempre dá orientações interessantes sobre a rede em geral. Para obter informações diretamente dele recomendo segui-lo no LinkedIN. Aliás, vai uma outra dica aqui, não peça que ele seja uma conexão, opte por seguir. A opção fica próxima ao local que pedimos para ser uma conexão.
Com essas dicas e as outras que irá encontrar nos grupos, além dos cursos indicados, perca o medo e comece a se relacionar no LinkedIN. Não seja um usuário fantasma. Eu garanto que o Pulse é uma das formas mais interessantes e eficazes. Bora?