Marketing DigitalSem categoria

4 fragilidades do WhatsApp que vão muito além dos bloqueios

By 3 de maio de 2016 No Comments
falhas do whatsapp

O WhatsApp não foi feito para comunicação empresarial, mas tem sido usado para este fim. Na Agência House mesmo temos um projeto para atender mais de 300 pessoas que participam de um treinamento que começou presencial e tem continuidade on-line, em uma plataforma com conexão 100% mobile, na qual são postados vídeos e lições. Assim, a ideia era que do celular as pessoas se conectassem facilmente ao espaço de aprendizado. Todas segundas, um link direto para o vídeo que eles precisam assistir é enviado.

Se bateu o desespero com o bloqueio? Sim, muito. Porém, a insegurança quanto ao uso do aplicativo como ferramenta principal de comunicação já havia nos balançado antes. Por quê? Veja 4 motivos abaixo além dos bloqueios.

    1. Linha de transmissão falha: o treinamento é dividido por turmas. Assim, a primeira mensagem é individual, com login e senha na plataforma que desenvolvemos e as demais em massa, com o link direto da lição semanal e nos dias seguintes dicas de especialistas. Acontece que nem todo mundo recebe tudo, por isso, checo um por um semanalmente.
    2. Quando falo individualmente, sem ser pela linha, a receptividade é 100%. Outra ação que aumenta a entrega é salvar o telefone da empresa na agenda. O tempo que levo para fazer esta conferência tem sido de 10 horas semanais, em média.
    3. Troca de números: se for fazer a comunicação para empresas, cheque antes se existe troca de telefones empresariais. A companhia que atendemos indiretamente organiza os números de acordo com a região atendida. Assim, se um profissional é transferido, há mudança de telefone, quando um sai de férias deixa o aparelho com outro e assim vai.
    4. Troca de aparelhos: até mesmo a troca de aparelho pode prejudicar o andamento do projeto. No caso do que a House atende, as mensagens no WhatsApp são usadas para consulta também. Dessa forma, quando alguém troca o telefone perde tudo que foi enviado e temos que reenviar as informações básicas.
    5. Whatsapp demora a reconhecer alguns números: o formato mais seguro para armazenar um contato na agenda é +55 XX 0000 0000. Mesmo assim, às vezes leva um tempo para o número ser reconhecido no aplicativo também. Assim, se for preciso fazer um contato mais imediato, não há como. Já aconteceu de levar dias para o telefone ser reconhecido.

Então, como usar o WhatsApp na comunicação da maneira correta e eficaz?

Anúncios – Goolge Adwords

Creio que como um canal de atendimento ao consumidor, SAC, seja legal. Assim, é do consumidor que partirá a iniciativa de fazer o contato e não vice-versa. Em menor escala, em uma comunicação individualizada pode dar certo, desde que se tenha bom senso.

Aliás, em um artigo no blog da House falamos sobre isso, veja.

Em momento algum, seja para envio de propaganda pura e simples ou envio de mensagens esperadas aconselho usar o Whatsapp, pelo menos enquanto a ferramenta não se preparar para isso. Se preparar seria, como o Facebook fez, oferecer recursos para empresas.

Caso precise de ajuda para divulgar sua empresa on-line, marque uma reunião conosco!

Assim como os recursos, a lei no que se diz respeito a internet engatinha também, quanto ao Whatsapp mais ainda. Desta forma, é bom ter outras formas de comunicação como principais. Exemplos não faltam de como o Whatsapp ainda não é uma ferramenta sólida.

Agência House

Agência House

A Agência House é uma empresa que tem como missão oferecer soluções criativas em tecnologia e internet para os mais diversos tipos de negócios. Para isso, a casa conta com profissionais especializados em desenvolvimento de sistemas, programação, gestão de redes sociais, produção e revisão de conteúdo, além de ter gente que entende de fotografia e design.